Publicações

Notícias

Sócio fala ao G1 sobre aumento de IOF

29 de março de 2011

O sócio André Mendes Moreira falou ao Portal G1 sobre o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras feitas no exterior e pagas com cartão de crédito.

Confira a reportagem:

Veja quanto representa o aumento do IOF sobre compras no exterior

Alíquota do imposto passou de 2,38% para 6,38%.
G1 mostra como ficam os preços de 12 produtos com mudança.

Anay Cury
Do G1, em São Paulo

As compras feitas por brasileiros no exterior e pagas com cartão de crédito ficarão mais caras após a medida anunciada pelo governo federal, que definiu aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 2,38% para 6,38%. O objetivo dessa alteração de alíquota do tributo é frear o avanço de gastos de consumidores em outros países.

A medida do IOF para cartões está em vigor desde segunda-feira (28), com a publicação de decreto presidencial, mas seus efeitos práticos, sobre as operações de câmbio liquidadas, começam a acontecer somente daqui a 30 dias.

O impacto da elevação do imposto vai deixar todos os produtos mais caros. Um Ipad de 32 GB, por exemplo, que custe R$ 1.030,28 lá fora, terá cobrança adicional de R$ 65,73, considerando a alíquota de 6,38%. Os cálculos foram feitos pelo escritório Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados, a pedido do G1. “A diferença de preços é bem expressiva”, disse o advogado André Mendes Moreira, responsável pelo levantamento.

Compartilhar